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Etapas do Programa

Figura meramente ilustrativa

Estudo da Unidade

É a etapa que objetiva analisar a estrutura organizacional de unidades administrativas e acadêmicas.

Sensibilização

Terá como objetivo divulgar o tema Gestão por Competências na Universidade, por meio de visitas às unidades, palestras, vídeos, etc. sensibilizando as pessoas sobre a importância e os benefícios de sua implantação para a instituição.

Perfil

O Perfil é um banco de dados que busca reunir informações pessoais e profissionais sobre os servidores, tais como a sua formação, atuação profissional, atividades de interesses e preferências de trabalho; com o objetivo de permitir à instituição conhecer seus servidores, direcionar melhor o desenvolvimento dos mesmos, além de fornecer informações que possam contribuir com os subprocessos de gestão de pessoas.

Mapeamento

O objetivo principal dessa etapa é identificar as competências comportamentais e técnicas dos servidores, dividindo-se em dois momentos.

No primeiro momento, será incentivada a participação de todos os servidores para a realização do mapeamento das competências comportamentais. Essa ação viabiliza a construção de um instrumento de avaliação comportamental que será aplicado a todos os servidores da unidade.

No segundo momento, será realizado o mapeamento das competências técnicas por meio do inventário das responsabilidades. Assim, o gestor de cada unidade indicará quais são as responsabilidades executadas por sua unidade e quais as competências técnicas necessárias a sua realização.

Diagnóstico

O diagnóstico consiste na avaliação comportamental e na avaliação técnica (responsabilidades) e será aplicada a todos os servidores, com base no instrumento gerado pela etapa anterior (Mapeamento).

A avaliação comportamental possibilitará cada servidor realizar, além da autoavaliação, a avaliação do gestor imediato e dos seus pares ou, no caso dos gestores, da equipe de trabalho. 

Já a avaliação técnica (responsabilidades) é composta pela avaliação do gestor imediato e pela autoavaliação.

É importante ressaltar que o diagnóstico por competências, que será realizado durante essa etapa do programa, atende ao Decreto nº 9.991/2019, mas não substitui a avaliação institucional de desempenho do servidor público, conforme determinam as Leis nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, e 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Desempenho

Essa etapa consolidará os resultados do diagnóstico e tem o objetivo de apresentar o desempenho dos servidores em três perspectivas: Desempenho Comportamental, Desempenho Técnico e Coeficiente de Desempenho do Servidor (CDS).

Os resultados são apresentados por meio de gráficos e tabelas, que possibilitam uma visão estratégica da unidade ao gestor, a identificação de talentos e de necessidades de desenvolvimento, além de subsidiar o desenvolvimento de possíveis novos gestores para a instituição.

Desenvolvimento

É a etapa que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas, por meio de uma curadoria de cursos, disponibilizada aos servidores.

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