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Etapas do Programa

Figura meramente ilustrativa

Estudo da Unidade

É a etapa que objetiva analisar a estrutura organizacional de unidades administrativas e acadêmicas.

Sensibilização

Terá como objetivo divulgar o tema Gestão por Competências na Universidade, por meio de visitas às unidades, palestras, vídeos, etc. sensibilizando as pessoas sobre a importância e os benefícios de sua implantação para a instituição.

Perfil

O Perfil é um banco de dados que busca reunir informações pessoais e profissionais sobre os servidores, tais como a sua formação, atuação profissional, atividades de interesses e preferências de trabalho; com o objetivo de permitir à instituição conhecer seus servidores, direcionar melhor o desenvolvimento dos mesmos e os processos de gestão de pessoas.

Mapeamento

O objetivo principal dessa etapa é identificar as competências comportamentais e técnicas dos servidores, dividindo-se em dois momentos.

No primeiro momento, será incentivada a participação de todos os servidores para a realização do mapeamento das competências comportamentais. Essa ação viabiliza a construção de um instrumento de avaliação comportamental que será aplicado a todos os servidores da unidade.

No segundo momento, será realizado o mapeamento das competências técnicas por meio do inventário das responsabilidades. Assim, o gestor de cada unidade indicará quais são as responsabilidades executadas por sua unidade e quais as competências técnicas necessárias a sua realização.

Diagnóstico

O diagnóstico consiste na avaliação comportamental e na avaliação técnica (responsabilidades) e será aplicada a todos os servidores, com base no instrumento gerado pela etapa anterior (Mapeamento).

A avaliação comportamental possibilitará cada servidor realizar, além da autoavaliação, a avaliação do gestor imediato e dos seus pares ou, no caso dos gestores, da equipe de trabalho. 

Já a avaliação técnica (responsabilidades) é composta pela avaliação do gestor imediato e pela autoavaliação.

É importante ressaltar que o diagnóstico por competências, que será realizado durante essa etapa do programa, atende ao Decreto nº 9.991/2019, mas não substitui a avaliação institucional de desempenho do servidor público, realizada para fins de progressão funcional, conforme determinam as Leis nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, e 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Desempenho

Essa etapa consolidará os resultados do diagnóstico e tem o objetivo de apresentar o desempenho dos servidores em três perspectivas: Desempenho Comportamental, Desempenho Técnico e Coeficiente de Desempenho do Servidor (CDS).

Os resultados são apresentados por meio de gráficos e tabelas, que possibilitam uma visão estratégica da unidade ao gestor, a identificação de talentos e de necessidades de desenvolvimento, além de possíveis novos gestores para a instituição.

Desenvolvimento

É a etapa que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas dos servidores. Por meio do sistema Desenvolva, será disponibilizado um repertório que contemple listas de atividades de capacitações (cursos), de recursos complementares (livros, filmes, artigos, entre outros), além de permitir a inclusão de outros recursos que contribuirão para o desenvolvimento do servidor.

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